Prefeitura incia Campanha Setembro Amarelo em prevenção ao Suicídio

Fachada da Prefeitura ficará amarela durante todo o mês

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciou a Campanha “Setembro Amarelo” que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Criada em 2015, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), a campanha chama atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão.

Dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, mas a campanha permanece por todo o mês para intensificar a prevenção.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, no Brasil são 32 mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Outra maneira de ajudar quem está passando pela situação é procurar o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo por telefone, de forma voluntária e gratuita, as pessoas que querem e precisam conversar, com total sigilo. O CVC atende ainda por e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para falar com um dos profissionais basta ligar para 188.

Para apoiar a causa, neste mês, as luzes da Prefeitura Municipal de Aguaí ficarão na cor amarela, a fim de orientar a população para que busquem ajuda no caso de depressão, a fim de não cometer um suicídio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support