Prefeitura incia Campanha Setembro Amarelo em prevenção ao Suicídio

Fachada da Prefeitura ficará amarela durante todo o mês

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciou a Campanha “Setembro Amarelo” que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Criada em 2015, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), a campanha chama atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão.

Dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, mas a campanha permanece por todo o mês para intensificar a prevenção.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, no Brasil são 32 mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Outra maneira de ajudar quem está passando pela situação é procurar o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo por telefone, de forma voluntária e gratuita, as pessoas que querem e precisam conversar, com total sigilo. O CVC atende ainda por e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para falar com um dos profissionais basta ligar para 188.

Para apoiar a causa, neste mês, as luzes da Prefeitura Municipal de Aguaí ficarão na cor amarela, a fim de orientar a população para que busquem ajuda no caso de depressão, a fim de não cometer um suicídio.