Prefeitura realiza II Encontro “Inclusão e seus Desafios”

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e do Núcleo Pedagógico, realizou o II Encontro “Inclusão Escolar e seus Desafios”, nos dias 02 e 03 de setembro para todos os profissionais da Rede Municipal de Educação de Aguaí, entre especialistas como fonoaudiólogos e psicólogos da rede e demais convidados.

A atividade foi voltada para diretores, coordenadores, professores e funcionários em geral relacionados à educação. A supervisora de ensino Patrícia Zavarize Tenório esteve presente nos dois dias e fez a abertura oficial do evento.

De acordo com a idealizadora do projeto e também coordenadora pedagógica geral Susan Serezino Fernandes, o evento tem o intuito de promover a mobilização, a sensibilização e a reflexão. “Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problema, mas como diversidade. É a partir da realidade social, que podemos ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência à todas as crianças”, afirmou Susan.

A atividade também contou com apresentação em libras e com as palestras “Sensorialidade no contexto escolar” ministrada pelas terapeutas Ocupacionais Juliana Zucherato e Vanessa Gozzoli e “Inteligência é estar no convívio, interagindo, não se isolar” ministrada pelo João Victor Florence. As escritoras Arlene Padrão e Mariane Ferreira também apresentaram a temática de inclusão, abordadas em algumas de suas obras.

A integração das pessoas com deficiência no campo educacional é uma diretriz constitucional e sua integração no sistema de ensino regular faz parte da política estabelecida na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Plano Municipal de Educação, entre outros. De acordo com a Supervisora Patrícia, o maior desafio é fazer acontecer uma educação inclusiva que democratize o ensino, tendo em vista a igualdade e a justiça social.

 

Estrutura

Aguaí oferece na rede municipal de ensino, serviços especializados no setor de fonoaudiologia e psicologia; atendimento educacional especializado (AEE) com 4 salas de recursos multifuncionais; parceria com a APAE; duas classes especiais e auxiliares de classe com o objetivo de oportunizar um melhor acesso, movimentação e locomoção para que os alunos possam usufruir de um ambiente escolar mais abrangente e menos restrito.