Sistema de Saúde: Conheça a diferença entre Pronto Socorro e Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria de Saúde, a fim de otimizar os atendimentos na área da Saúde, tem prestado algumas informações aos usuários do sistema.

Aqui falaremos sobre a diferença entre Pronto Socorro e Unidade Básica de Saúde.

Os atendimentos no Pronto Socorro ocorrem 24 horas por dia e referem-se a casos de urgência e emergência como: Casos inesperados; Acidentes; Tonturas ou desmaios; Queimaduras, intoxicações, hemorragias, febre alta; Vômitos persistentes; Convulsão, alteração súbita de consciência; Dificuldade respiratória e obstrução das vias aéreas.

Já as Unidades de Saúde, funcionam diariamente em horário comercial e realizam os atendimentos médico de rotina; Injeções e inalações; Dores de ouvido, garganta e coluna; Avaliação de exames laboratoriais; Retirada de pontos e curativos; Troca de receitas; Acompanhamento de Hipertensão e Diabetes; Realização de Testes Rápidos, entre outros.

É importante que a população tenha essa consciência quanto aos atendimentos, pois diariamente o Pronto Socorro atende um grande número de pacientes que se encaixam nos atendimentos das Unidades de Saúde. Com isso, os atendimentos têm um aumento no tempo e muitos dos serviços não podem ser realizados e são encaminhados às UBSs.