Sabesp reafirma compromisso para melhoria do saneamento em Aguaí

Contrato de 30 anos assinado entre a Sabesp e a prefeitura de Aguaí prevê obras de substituição e ampliação de redes de água, melhorias das instalações e dos reservatórios, entre outras

Com o objetivo de melhorar o abastecimento de água e o processo de coleta e tratamento de esgoto para toda a cidade, a Sabesp assumiu, em junho, os serviços de saneamento de Aguaí. Com um contrato de 30 anos, estão previstas obras de substituição e ampliação de redes de água, melhorias das instalações e dos reservatórios, dos processos da estação de tratamento de água e da estação de tratamento de esgotos, aperfeiçoamento do atendimento aos clientes, entre outras ações. A assinatura do contrato entre a Prefeitura de Aguaí e a Sabesp foi um grande passo para a melhoria dos serviços, tendo seguido rigorosamente todas as etapas do processo formal.

No fornecimento de água à população de Aguaí, a Sabesp trabalha com todo o rigor para oferecer os melhores serviços de abastecimento, atendendo aos padrões estabelecidos pela portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. Controlando a qualidade de todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis por meio de coletas sistemáticas de amostras, com os indicadores de qualidade da água divulgados, mensalmente, na conta de água e esgoto entregue ao cliente.

Desde que assumiu os serviços, a Sabesp tem realizado manutenção periódica nas redes por conta das tubulações da cidade que são antigas. O procedimento pode gerar, eventualmente, alteração na cor da água. Porém, para resolver esse tipo de ocorrência, a Sabesp está instalando dispositivos para descargas de água nas redes, além do remanejamento ou troca de três quilômetros de redes de distribuição.

A Companhia destaca que Aguaí não possui bairros sem água, porém ainda há localidades onde a pressão na rede é baixa. Para melhorar esse tipo de ocorrência e conceder segurança hídrica para a cidade, a Sabesp está desenvolvendo diversas ações operacionais, entre elas a implantação de uma adutora que irá de norte a sul do município. A Companhia alerta que essa obra, pela sua dimensão, poderá acarretar alguns desconfortos para a população, principalmente nos próximos dois anos, e pede a compreensão de todos.

DÚVIDAS E PAGAMENTOS DE CONTA

Quanto a possibilidade de o cliente estar pagando em duplicidade pelos serviços de água e esgoto a Sabesp esclarece o seguinte:
A taxa relativa a esses serviços foi incluída no carnê do IPTU, pela prefeitura, até o mês de JUNHO. Já a conta de água, que está sendo entregue à população, refere-se ao mês de JULHO em diante, portanto, não há cobrança em duplicidade. Contudo, se cliente estiver com dúvidas sobre esta questão, procure a Agência de Atendimento ao Cliente local.

Ainda, se houver o recebimento de duas ou mais contas de água em um mesmo endereço, a Sabesp orienta que o cliente leve as contas até a agência local, explicando a situação. Após análises a Companhia irá até o local para realizar vistorias e tomar as providências necessárias.

A Sabesp também está à disposição para esclarecimentos e atendimentos emergenciais por meio dos serviços de ligação gratuita 195 e 0800 055 0195.