Forças de Segurança realizam Operação “Moradores em situação de rua”

Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Assistência Social realizaram a Operação na manhã de hoje na cidade

A Prefeitura de Aguaí realizou na manhã de hoje, 26, mais uma operação do Plano de Ação “Moradores de Rua” em conjunto com a Guarda Civil Municipal,  as Polícias Militar e Civil e a secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

Durante a abordagem é realizada a busca pessoal para verificar se o morador em situação de rua está em porte de arma de fogo ou arma branca e é feita uma pesquisa criminal para saber se o mesmo tem antecedentes criminais. Em seguida, a secretaria de Desenvolvimento Social e Família, por meio da Assistência Social, realiza uma abordagem social, monta um cadastro e faz os devidos encaminhamentos necessários.

Com a instalação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Aguaí, os moradores de rua do município são orientados a receber os devidos tratamentos assistenciais.

Os pontos de abordagem são levantados de acordo com os dados do planejamento e na operação de hoje foram fiscalizados os bairros: Vila Nova, Campo do Beira Rio, Detran, Praça da Escola José Theodoro, Cidade Nova e Praça Central.

O secretário de Segurança Pública, Osvaldo Vergílio Júnior, destacou a importância e a positividade da ação. “Estamos desenvolvendo o plano de ação “Moradores em Situação de Rua” que trata-se de um plano a longo prazo. O objetivo é que haja diminuição da situação desses moradores em situação de rua, ajudando para que não permaneçam em locais públicos desamparados ou cometendo pequenas infrações penais. Vale lembrar que a Cracolândia em São Paulo, não começou do dia para a noite, ela se instalou de forma continuada e sem intervenção do poder público”, ressaltou.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Família têm desenvolvido também ações que destacam a importância de não dar esmolas e sim encaminhar aos setores responsáveis em fornecer ajuda á essas pessoas.

Outras ações serão realizadas, na sequência do desenvolvimento do plano de ações, ligados à segurança pública, à assistência social, à saúde e à família.