Prefeitura faz reunião de planejamento de prevenção e combate ao Aedes aegypti

Ações contra combate à Dengue, Chikungunya e Zika continuarão durante todo o ano

Os membros da Sala Municipal de Situação das Arboviroses se reuniram na Secretaria Municipal de Saúde, na última terça-feira, 23, para abordar o planejamento de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue.

Durante a reunião, ministrada pelo gerente da Vigilância Ambiental, Giacomo Puglisi, foi debatida a importância do Plano de Contingência do Estado e do Município, atualmente vigentes, e sua aplicação, assim como as “Brigadas contra o Aedes aegypti”, criada pela Lei Municipal nº 2823/2018.

Também foi destacado que durante o período de julho a setembro, denominado período silencioso, devido à baixa densidade larvária e também pelo frio (que colabora com a redução), é preciso continuar com os cuidados, juntamente com as ações de enfrentamento da doença. Dados e informações sobre ações realizadas foram compartilhados, demonstrando o estado de atenção de diversos setores com relação às chamadas arboviroses.

Portanto, independentemente do inverno, que naturalmente traz redução da incidência, o cuidado será mantido, inclusive preparando o Município para o final do ano, onde as temperaturas aumentam e trazem novas situações de riscos.

A importância de cuidados com a destinação adequada de lixo, e campanhas de conscientização da população, também foram citadas como ações importantes.

Formada há mais de um ano, a sala de Situação acontece uma vez ao mês e conta com membros das Unidades Básicas de Saúde do Município, do Ponto Socorro, Centro de Especialidades, Laboratório Municipal, LabVitta, Farmácia Municipal, Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Departamento de Tributação e Fiscalização, Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, Secretária de Segurança Pública, Defesa Social e Patrimonial, representantes dos setores de limpeza pública, entre outros setores e órgãos.