Aguaí recebe carreta-móvel do Programa “Mulheres de Peito”

Programa oferece exame de mamografia grátis

 

Aguaí vai receber a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde na próxima segunda-feira,15, com mamografias grátis. A carreta ficará instalada no Ceasinha e vai ficar na cidade até o início de agosto.

Os atendimentos começam na terça-feira,16,  e serão realizados até o dia 1º de agosto. Nos dias 2 e 3, a carreta irá atender apenas mulheres orientadas a fazer o exame de ultrassom de mama.

O programa oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, para mulheres acima de 35 anos, mas tem como foco, mulheres de 50 a 69 anos. Em Aguaí a carreta irá atender 50 pacientes por dia durante a semana e 25 mulheres aos sábados. As interessadas devem chegar mais cedo para garantir a senha.

Pacientes com faixa etária de 50 a 69 anos não há necessidade de pedido médico, basta levar o cartão SUS, um documento e pegar a senha. Pacientes fora dessa faixa etária deverão ter um pedido médico emitido pela rede pública ou particular.

De acordo com a secretária de Saúde, Silvia Valota, mais de 400 mulheres já tem o pedido médico, e nos dias dos exames, um funcionário da Prefeitura vai estar no local entregando esses pedidos às pacientes que já solicitaram.

Ainda de acordo com ela, a vinda da carreta-móvel para Aguaí foi solicitada em 2017 e a cidade foi contemplada neste ano. “É muito importante para as mulheres de Aguaí ter essa oportunidade de realizar o exame, principalmente as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos. Todas devem aproveitar e realizar, pois a prevenção é fundamental”, afirmou Silvia.