Programa Comércio Solidário será implantado em Aguaí

Na última sexta-feira, 28, foi realizada uma reunião para implantação do Programa “Comércio Solidário” em Aguaí, realizada na Secretaria de Segurança Pública. Coordenada pelo secretário Osvaldo Vergílio Júnior,  o encontro contou com a participação do Cmt da GCM Aguinaldo Leandro Romualdo, do 1º Ten PM Lucas da Silva, do vereador Edinho Marti e do gerente da ACE, Wanderley da Silva Campos.

O programa contará com a participação efetiva da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. No dia 30 de julho acontecerá a apresentação oficial do Programa.

Dentre os objetivos do Programa estão a realização conjunta de ações que incentivem a Prevenção Primária em benefício da segurança pública local; Incentivar a prática de ações de segurança pessoal e comunitária para dissuadir a prática de ações delituosas e reduzir os índices criminais; Propiciar oportunidade para a aproximação entre os comerciantes, desenvolvendo sentimento de pertencimento social e Intensificar a integração do policiamento ostensivo com a comunidade, objetivo Intrínseco da Polícia Comunitária.

O Programa Comércio Solidário será um conjunto de medidas destinadas a estimular os integrantes de determinada comunidade à mudança de comportamento diante de fatos ou condutas que possam afetar a ordem pública da localidade onde vivem, trabalham ou estudam.

O programa ainda abrange a visita comunitária que consiste no contato periódico de um policial militar ou de um Guarda Civil Municipal com os integrantes do comércio, com a finalidade de estreitar relações e criar vínculos de confiança permitindo à Polícia e à Guarda, conhecer os reais anseios e problemas da comunidade local; e a visita solidária que consiste no contato do policial e/ou com a vítima de ocorrência policial, visando a demonstrar conhecimento do fato e solidariedade frente ao ocorrido, esclarecendo os esforços que a PM e a GCM envidarão para manter a segurança pública e evitar que tal delito ocorra novamente.