Prefeitura mantém ações de combate à Dengue

Ações periódicas de prevenção são realizadas pela Secretaria de Saúde

Desde o início da temporada de chuvas na região, a Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Vigilância em Saúde, vem promovendo e mantendo as diversas ações para a prevenção da epidemia de Dengue. A Vigilância em Saúde é composta pelas vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica e ambos estão atuando nessas ações.

Até o momento as equipes de saúde realizaram o Mutirão Cata Treco em todos os bairros da cidade que ocorreu aos sábados, nebulização costal e veicular (aplicação de inseticida) nos pontos com maior número de notificações. Também foram realizadas duas séries de nebulização veicular pela SUCEN na região da Vila Braga e bairros adjacentes e no Santa Maria e bairros ao redor, além das ações nos cemitérios. O município aguarda resposta daquele órgão para nebulização veicular em outras áreas.

A Vigilância em Saúde realiza periodicamente reuniões para analisar a situação da cidade e desenvolver estratégias que colaboram com o combate à epidemia da Dengue. As estratégias são definidas pela Vigilância em Saúde com o apoio da SUCEN e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (regional de São João da Boa Vista).

Houve a união de esforços entre as Secretarias Municipais. A Saúde está atuando diretamente na resolução dos problemas causados pela Dengue, promovendo as ações necessárias. A Secretaria de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, no qual é responsável pelo saneamento básico da cidade, está efetuando a limpeza em locais estratégicos onde há mais incidência de casos. A Secretaria de Educação trabalha nas  escolas municipais com diversas palestras e cartilhas a fim de conscientizar as crianças dos problemas causados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As escolas também promoveram ações cabíveis para a conscientização da população, com isso foram realizadas passeatas, mutirões, entre outras movimentações em apoio ao combate.

Além das ações realizadas pela Prefeitura de Aguaí, é notável a colaboração da população em desenvolver ações independentes para o combate do mosquito. No último sábado, 18, por exemplo, a equipe de Vigilância Sanitária contou com a colaboração de um grupo religioso de jovens que se disponibilizaram a ajudar voluntariamente na limpeza do Cemitério Municipal.

A Prefeitura de Aguaí tem reunido forças e realizado todos os procedimentos necessários para o Combate à Dengue, mas é preciso a colaboração da população na vistoria de seus quintais. É muito importante que os moradores tirem 10 minutos da semana para vistoriar as calhas, ralos e qualquer objeto que possa juntar água e sirva de criadouro. O combate à Dengue é responsabilidade de todos.

A Vigilância em Saúde reforça o pedido aos moradores de Aguaí para que mantenham o uso continuo de repelentes, principalmente as pessoas que tenham o diagnóstico confirmado ou suspeita de estarem com Dengue.