Guarda Civil Municipal de Aguaí passará por Capacitação Profissional

Tiro Defensivo – Método Giraldi será uma das matérias aplicadas aos GCMs

Os Guardas Civis Municipais de Aguaí passarão por um curso de qualificação de Tiro Defensivo, no método Giraldi. As capacitações dos GCMs vem de duas necessidades, a exigência prevista na Instrução Normativa 131/2018-DG/PF – Polícia Federal e é uma das medidas para um bom desempenho das funções do Guarda Civil Municipal.

Por isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, oferecerá a todos os GCMs essa qualificação que reforça uma formação humanista e relembra conceitos como o papel da guarda municipal, especialmente na prevenção do crime, preparando-os para o enfrentamento direito do crime, que deve ser a última medida.

A Prefeitura realizou processo licitatório e a empresa vencedora foi a Tektrans do Brasil que oferecerá o treinamento neste ano aos GCMs de Aguaí, cumprindo o currículo exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SANASP, e ainda disponibilizará um treinamento específico de tiro defensivo, pelo Método Giraldi que é a doutrina que prepara o policial para defender a vida. O curso ainda abrange matérias como primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, e uso de motocicletas no patrulhamento.

Essa é uma conquista para a Guarda Civil Municipal de Aguaí, tendo em vista que a qualidade do curso que será aplicado é raridade entre as GCMs e que desde 2009 que a GCM não fazia nenhum curso de qualificação, além dessa ser a primeira de tiro defensivo.  “Procuramos oferecer uma capacitação de qualidade aos nossos guardas civis, uma vez que suas funções requer que estejam sempre preparados. O curso de capacitação profissional envolve várias matérias importantes, dentre elas a de tiro defensivo, a fim de protegerem suas vidas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Osvaldo Vergílio Júnior.

A Prefeitura tem trabalhado pela qualidade do trabalho da GCM e pela valorização dos membros da corporação, investindo em capacitação profissional, e em ambiente de trabalho. Recentemente a Prefeitura adquiriu duas viaturas novas, duas motocicletas, além da reforma do prédio, onde está instalada a sede da Guarda Civil Municipal.