Orquestra de Câmara Vereda Cultural se apresenta em Aguaí

Evento acontece no sábado, 06, às 20hs, na Igreja Matriz de Aguaí

Após dois anos da sua última apresentação na Igreja Matriz de Aguaí, a Orquestra Vereda Cultural retorna à cidade para mais um concerto com obras primas de Vivaldi, Mozart, Grieg e outros. A Orquestra tem sob Direção Artística, André Russo.

Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – PROAC ICMS e apoio da Prefeitura Municipal de Aguaí, o evento será no sábado,06, às 20hs, na Igreja Matriz de Aguaí, com entrada gratuita.

A ORQUESTRA

A Orquestra de Câmara Vereda Cultural, antiga Stravaganzza, tem como missão difundir a música instrumental em cidades do interior através de concertos gratuitos e acessíveis, preservando o legado de grandes compositores. Desde 2015 a Orquestra é mantida pela Associação Vereda Cultural, através de patrocínios, doações e desenvolvimento de projetos por leis de incentivo à cultura.

DIREÇÃO ARTÍSTICA

ANDRÉ RUSSO: Natural de São Paulo iniciou seus estudos musicais na antiga Universidade Livre de Música e no Conservatório Dramático Musical, da mesma cidade. Formou-se no curso técnico de piano erudito aos 16 anos pelo Conservatório Beethoven.

Aos 18 anos iniciou seu bacharelado em regência na FAAM, onde teve como professores Abel Rocha, Naomi Munakata, Eduardo Fernandes, entre outros; durante o período na faculdade foi coralista do Colegium Musicum de São Paulo, monitor do curso de rítmica da FAAM, e professor de piano e teoria no Conservatório Beethoven e outras escolas de São Paulo.

Participou de diversos festivais de música pelo Brasil e Europa, tais como Festival de Curitiba, Londrina, Poços de Caldas, Rio de Janeiro (UNIRio-UFRJ), Stuttgart (BachWoche) e Viena (Konservatorium Wien) buscando se aperfeiçoar nas áreas de regência coral e orquestral, além de cursos de piano e correpetição, tendo como principais professores Jamil Maluf, Johannes Schlaefli, Daisuke Soga e Helmut Rilling.

Foi Maestro dos coros universitários da UNIP entre 2008-2010, Maestro dos coros da Catedral Evangélica de São Paulo de 2012-2015, Maestro do Coro de Câmara SoArte de 2013-2015, organizador do Festival de Música Sacra de São Paulo de 2013-2014 e Maestro da Orquestra educacional SoArte (Eliseu Cremm) de 2014-2015.

Desde 2015 mora em Poços de Caldas onde atuou como professor no Projeto Bem Viver, além de ter regido o coral da Igreja Quadrangular, Orquestra de Cordas do Conservatório Municipal e ministrado palestras sobre música e canto coral na UNIFAL. Desde 2016 participa da nossa Orquestra, onde atua como pianista/organista e atualmente como Diretor Musical.