Prefeitura promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foram discutidas propostas que serão enviadas a nível municipal e estadual

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e em parceria com o Conselho Municipal do Idoso realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, baseada no decreto nº 3912 de 21 de março de 2019.

No evento estiveram presentes a secretária Desenvolvimento Social e Família, Catarina Segeren; representantes do conselho; do Fundo Social de Solidariedade e s das OSCs (Organização da Sociedade Civil), vereadores,  além dos convidados e participantes do projeto “Melhor Idade”.

A Conferência que aconteceu na sede do Projeto “Da Primeira à Melhor idade” onde abordou o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, no qual foi apresentado os 4 eixos para discussão:

EIXO I: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Púlbicas;

Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

EIXO II: Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana;

EIXO III: Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

EIXO IV: Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.

 

Após a apresentação dos eixos de discussão, aconteceu o debate com o objetivo de desenvolver propostas de melhorias no dia a dia do Idoso que devem ser apresentadas ao prefeito e enviadas para o Estado.