Aguaí sedia 1º Encontro Técnico sobre Resíduos Sólidos Urbanos realizado pelo Cemmil

Encontro reuniu empresários de Aguaí e região

 

Na última semana, Aguaí sediou o 1º Encontro Técnico sobre Resíduos Sólidos Urbanos, evento organizado pelo Consócio Cemmil em parceria com a Prefeitura Municipal de Aguaí. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola Joaquim Giraldi, reuniu vários representantes de empresas de Aguaí e região, além de especialistas, estudantes, profissionais da área e interessados. Estiveram presentes representantes das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Leme.

Os temas tratados são de grande importância para a região, envolvendo a área de saneamento. O prefeito Alexandre Araújo esteve presente na abertura e ressaltou a importância do evento para Aguaí e região.

O superintendente do Consórcio Cemmil, Ivair Luiz Biazzoto, deu início as apresentações, e logo em seguida palestraram o engenheiro civil Kurt J. Stuermer e o gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB com sede em São João da Boa Vista.

Kurt J. Stuemer falou sobre seu conhecimento em processamento de resíduos em âmbito internacional e dissertou sobre a destinação final dos mesmos, expondo problemáticas e colocando exemplos de como realizar o processamento de resíduos e descarte de objetos volumosos. O gerente da CETESB de São João da Boa Vista falou sobre a legislação e normas de resíduos.

Após o intervalo das apresentações, os presentes fizeram uma “mesa redonda” onde discutiram sobre problemáticas e ideias sobre Resíduos Sólidos.

Para Aguaí sediar um evento de tão grande importância é um marco no desenvolvimento.

CONSÓRCIO CEMMIL

Aguaí aderiu ao Consórcio Intermunicipal CEMMIL, por meio de lei municipal desde julho de 2018, formado atualmente pelas cidades de Aguaí, Leme, Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

O Consórcio que atua na área de saneamento básico urbano, tem o intuito de colaborar com o município na limpeza e zeladoria da cidade, com funcionários, aprovados em processo seletivo realizado pelo próprio CEMMIL.