NOTA DE ESCLARECIMENTO – Motivo da Juventude Independente não ter desfilado

A Prefeitura Municipal de Aguaí informa que em reunião realizada no dia 22 de fevereiro com os presidentes das escolas de samba da cidade, Unidos de Princesa Isabel e Juventude Independente de Vila Nova, ficou estabelecido que as escolas deveriam se apresentar das 19hs às 19h30 em frente ao Joaquim Giraldi para organização e após desfile, e que cada escola teria 40 minutos para desfilar na avenida.

Ficou estabelecido ainda que até o dia 26, as escolas deveriam apresentar o que precisariam para o trio elétrico, como instrumentos que usariam. E no dia 27 de fevereiro, as escolas deveriam apresentar o número de participantes a desfilar, o histórico da escola de samba, diretoria, e o que iriam fazer na avenida. A escola Juventude Independente da Vila Nova não entregou nada do que foi solicitado pela Comissão Organizadora dos Eventos, nem comunicado que “personagens” desfilariam junto.

O desfile começaria às 20hs, como previsto. Como a escola de Samba Juventude não havia chegado, o desfile foi atrasado a fim de que os mesmos chegassem, pois não haviam nem passado o som com o trio elétrico e o mesmo seria usado para todas as escolas. A Mancha Verde foi a primeira que realizou o teste de som, logo após, às 19hs, realizou a escola da Vila Braga.

Às 20h13 foi feito contato com o presidente da Escola Juventude Independente, sr. Régis Viana, porém sem nenhum retorno. Nas redes sociais apontava que o grupo estava fazendo uma apresentação em São João da Boa Vista, não podendo estar presente em dois locais, no mesmo horário.

Como a Mancha Verde estava desde as 18h00 na cidade, e tinha horário para desfilar, a Comissão da Prefeitura não tinha como atrasar o desfile em respeito ao público que estava presente.

Os membros da escola Juventude Independente estavam atrasados e exaltados, não ouvindo qualquer tipo de explicação. A alegação é que estariam na rodoviária (o que não era o combinado).

Por fim, quando o presidente cita em suas redes sociais que faz carnavais e natais gratuitamente à Prefeitura, e assim usa de calúnia, uma vez que é prestador de serviços para a Prefeitura e inclusive está realizando as duas Matinês do CarnAguaí 2019.

A Prefeitura se colocou à disposição para que a Escola da Vila Braga desfilasse, quando a Juventude Independente procurou a Prefeitura, prontamente foi atendida no intuito de resgate a Cultura Carnavalesca na cidade. Porém quando o combinado não é cumprido, fica difícil de trabalhar.

A Prefeitura buscou fazer um Carnaval diferenciado para a população com quatro opções de eventos (Trio Elétrico, Banda no Calçadão, Desfile das Escolas e Matinês), com segurança privada, central de monitoramento por câmeras, e apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, tudo para a segurança dos foliões.

É uma pena que informações inverídicas tomem conta das redes sociais e afetem pessoas que não sabem o que foi estabelecido em reuniões.

Por fim a Prefeitura pede desculpas aos moradores da Vila Nova e reafirma que planejamento é fundamental. Se a escola iria se apresentar na noite da segunda-feira, deveria estar presente nos horários combinados, assim como a Princesa de Vila Isabel e Mancha Verde estavam.