Prefeitura realiza Mutirão de Preventivo

Mutirão acontece no dia 23 das 08 às 16h

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde irá realizar o primeiro mutirão de preventivo, conhecido por exame de Papanicolau, desse ano. A intenção desta atividade é a prevenção do câncer de colo de útero. O câncer de colo de útero é o crescimento de células que quando crescem em determinada parte do corpo de forma anormal, se torna câncer.
O mutirão vai acontecer no sábado, 23 de fevereiro, das 08 às 16h, em todas as unidades de saúde do município. São elas Vila Braga, Santa Maria, Jardim Aeroporto, Cidade Nova e no Centro de Saúde. Para realizar o exame, é necessário levar RG e cartão do SUS.
O exame é direcionado para mulheres que têm ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 59 anos de idade.
Antes de realizar o preventivo é necessário tomar alguns cuidados entre os dois dias antes do exame. Não ter relação sexual, não usar duchas ou medicamentos vaginais e não estar menstruada.
De acordo com a enfermeira da Saúde da Mulher, Fernanda Luciano, as lesões que procedem ao câncer de colo de útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas pelo exame de Papanicolau, por isso, é muito importante que as mulheres façam. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Ainda no dia do mutirão, as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde vão dar orientações sobre cuidados e prevenções das DSTs para um carnaval sadio, além de distribuir kits para as pacientes.