Prefeitura coloca em prática Plano de Ação “Moradores em Situação de Rua”

Secretaria de Segurança Púbica, Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Secretaria da Saúde, Secretaria de Planejamento e Serviços Urbanos, Polícia Militar e Fundo Social de Solidariedade trabalharam nas abordagens e encaminhamentos das pessoas

A Prefeitura de Aguaí deu início na manhã de ontem, 29, à prática do Plano de Ação referente aos moradores em situação de rua. A Secretaria de Segurança Púbica, por meio da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizaram a primeira abordagem. Na sequência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família realizou a abordagem social, fazendo uma entrevista com cada um, realizando um cadastro e dando os devidos encaminhamentos necessários.

A Secretaria de Saúde também esteve presente fazendo encaminhamentos necessários da área, como no caso de uma grávida, além do acompanhamento da Vigilância Sanitária.

Algumas pessoas foram encaminhadas para suas cidades de origem, ou para as cidade em que possuem parentes. Também foram disponibilizadas passagens de ônibus para os deslocamentos necessários, por meio do Fundo Social de Solidariedade.

Ao todo foram abordadas 24 pessoas. Apenas um homem foi encaminhado para a Delegacia, por ter sido enquadrado na lei sobre porte de entorpecentes. Muito dos moradores em situação de rua que foram abordados têm passagem policial (como  homicídio, furto e roubo), o que demonstra a importância, pelas forças de segurança, de um monitoramento constante.

A operação teve o comando do Secretário de Segurança Pública, Cel. Vergílio, que destacou a importância e a positividade da ação. “ Destaco a integração dos órgãos que participaram dessa operação com empenho, pelas abordagens das forças de segurança (GCM e PM)e do desdobramento social. A questão dos moradores em situação de rua em todo o país é de grande complexidade, pois envolve também o lado social, a falta de apoio da família;  mas vamos continuar realizando essas operações, no sentido de minimizar o atual quadro de moradores em situação de rua em Aguaí”, ressaltou.

A Secretaria de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, por meio do Setor de Serviços Urbanos também acompanhou a ação. Outras ações serão realizadas, na sequência do desenvolvimento  do plano de ações, ligados à segurança pública, à assistência social, à saúde e à família.