Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido em Aguaí

Prefeitura Municipal em parceria com o SENAI implantou o Programa em Aguaí

A Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do CECAPA e PAT e em parceria com o SENAI, implantou na cidade o Programa Jovem Aprendiz.

Trata-se de um Programa do Governo Federal criado para inserção de jovens no mercado de trabalho. O intuito é moldar profissionais conforme a necessidade da empresa, garantindo horário de trabalho reduzido de quatro a seis horas, para que o jovem possa trabalhar e realizar o curso.

A primeira turma de Aguaí iniciou as aulas em janeiro, no curso de Auxiliar de Produção, com duração de 800 horas. A previsão de a formação é para junho de 2020.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adriana Lemos, “Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa”, afirmou ela.

Os jovens interessados em participar devem cumprir os requisitos de ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar matriculados e frequentando ensino fundamental ou técnico, ter concluído o ensino médio ou ainda estar cursando em escola pública e ter disponibilidade para passar um tempo no local de trabalho e nos cursos de capacitação.

Já as empresas interessadas em contratar o Programa Jovem Aprendiz, devem procurar as instituições que estejam cadastradas no programa, destinar de 5% a 15% do seu total de vagas e assinar contrato de no máximo dois anos.