Prefeitura está realizando teste de Tuberculose em todas as UBSs da cidade

Prefeitura está realizando teste de Tuberculose em todas as UBSs da cidade

A Prefeitura de Aguaí, por meio da secretaria municipal de Saúde, está intensificando as ações para rastrear e diagnosticar precocemente casos de Tuberculose na população e para isso as Unidades Básicas de Saúde da cidade estarão realizando o teste de BAAR (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) em todos os pacientes que apresentarem os seguintes sintomas: Tosse com ou sem escarro por mais de 14 dias; Febre baixa geralmente à tarde; Suor noturno; Falta de apetite; Perda de peso e Cansaço.

Se você está com tosse persistente há mais de 14 dias e apresenta algum desses sintomas, ou se possui um familiar de convívio com diagnóstico de Tuberculose, é recomendado que procure a unidade de saúde do seu bairro para realizar o testeque será feito por um profissional de saúde e não terá custo algum, além de ser totalmente indolor.

Essas medidas fazem parte de uma iniciativa para melhorar a atenção primária e identificar casos de Tuberculose o mais cedo possível, permitindo um tratamento adequado e reduzindo o risco de transmissão da doença.

Se você ou alguém que você conhece se enquadra nesses critérios, é importante buscar a UBS para receber a avaliação necessária. A Tuberculose é uma doença tratável, e quanto mais cedo for identificada, melhores são as chances de recuperação.