PAT de Aguaí estuda dificuldades encontradas no perfil dos trabalhadores e Prefeitura atua com capacitações

Diversos cursos foram oferecidos para a população durante esse ano

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) tem feito levantamentos das maiores dificuldades encontradas no que se refere às vagas disponibilizadas e no perfil dos candidatos.

Os dados atualizados de Novembro mostram que 60% dos candidatos que possuem cadastro no PAT não realizam a atualização dos mesmos, a cada três meses, o que é obrigatório. 70% dos candidatos não atendem ao telefone; 30% não comparecem às entrevistas; 70% não possuem o perfil da vaga; 25% não aceitam a vaga após a entrevista.

A Prefeitura Municipal tem se reunido todos os meses com os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos (RH) das empresas da cidade e tem escutado as necessidades deles a respeito das expectativas no mercado de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Capacitação de Aguaí (Cecapa) ofereceu ao longo do ano diversos cursos de capacitação. É uma oportunidade para que todos possam se qualificar e tenham espaço no mercado de trabalho.

Só em 2018 1.435 pessoas receberam capacitações nos mais variados cursos como: Eletricista Instalador, Inspetor de Qualidade, Corte e Costura, Comunicação Interpessoal, Relacionamento com o Mercado, Liderança, Empreendedorismo, Técnicas de Planejamento, Motivação, Ganhe Mercado, SuperMei, Unidade Móvel “Vida Saudável”, Jardinagem- Manutenção, Time do Emprego, Auxiliar de Produção e Corte e Costura.

Outros dados levantados durante essas reuniões mostram que grande parte dos candidatos não se portam adequadamente à espera na fila, vão com roupa inadequada, fazem uso de gírias, e entram na sala sem ser convidados, além do possível candidato “entrevistar o entrevistador”, querendo saber dados como qual a empresa, quanto vai ganhar, dias de folga, o horário de trabalho e quais os benefícios.

Por esses motivos, a Prefeitura vem atuando na capacitação profissional a fim de dar oportunidade a todos que queiram ter lugar no mercado de trabalho.

O Programa Time do Emprego, por exemplo, orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. Foi desenvolvido em função das novas exigências do Mercado de Trabalho e tem o objetivo de proporcionar aos trabalhadores desempregados orientação e preparação para o mercado de trabalho, de acordo com suas habilidades, conhecimentos, interesses e valores.