Alunos da Escola Muinha visitam a Câmara Municipal e participam de atividade sobre o ECA

Os alunos do 4º ano da Escola José Legaspe Muinha participaram de atividades interativas durante as aulas de Geografia, usando material do Sistema SESI de Ensino, com o Professor Jonatã Potgê. Durante a disciplina, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com isso, as Conselheiras Tutelares, Aline de Lima e Kátia Mizael, foram até a escola conversar e orientar as crianças sobre o ECA. Os alunos ainda estudaram sobre a lei orgânica municipal.

Para despertar ainda mais o interesse dos estudantes, o professor levou os alunos até a Câmara Municipal de Aguaí, onde eles conheceram toda a estrutura e ainda participaram de uma aula prática de leis, tendo como regra não ferir a Constituição Federal. Alguns dos exemplos citados pelos alunos, foi ter mais escolas de período integral e aulas extracurriculares, além de se divertirem acrescentando leis como ter sorvetes todos os dias e pastéis todas as semanas. Claro que toda a atividade foi uma simulação, para que os mesmos pudessem entender como se criam as leis.

De acordo com o professor, a intenção foi proporcionar momentos de reflexão e conhecimentos, tanto pela visita das conselheiras tutelares como pela atividade prática. “A visita à Câmara Municipal de Vereadores foi motivada pela busca do conhecimento sobre a Lei Orgânica. Ao invés de apenas entregar para as crianças o livreto da Lei, possibilitamos a experiência de conhecer a Casa onde as mesmas são criadas e aprovadas para que passem a reger nosso município. No retorno ao ambiente escolar, respondemos às questões propostas pelo material e simulamos a criação de várias Leis aplicáveis à escola”, contou Jonatã.

A Lei Orgânica Municipal é a base de todas as leis municipais e deve estar ligada à Constituição Federal. Os alunos puderam assim, sentirem-se como legisladores, propondo leis e estudando o respeito da legislação, além de aprenderem mais sobre a Carta Magna Nacional (Constituição Federal) e local (Lei Orgânica).