Associação Cultura Negra realiza exposição em homenagem ao dia da Consciência Negra

Atividade vai até terça-feira (27)

 

A Cultura Negra – Associação Sociocultural Educativa de Aguaí está realizando uma exposição em homenagem à consciência negra, comemorada no dia 20 de novembro.

A exposição conta com a presença de oito artistas, entre eles, Maria Helena Bulgarelli, Marta Hipólito dos Santos, Mara Risso, Neusa Evangelista, Reinaldo (Chileno) e Celina Pella. Além do apoio da Presidente da Associação, Sueli Aparecida Cardoso e do Samuel Freira que cuidou dos projetos cenográficos do local.

Dentre as artes expostas, o púbico pode conferir pinturas em quadros e alguns santos que os escravos idealizavam. De acordo com a presidente da associação, quando os escravos foram trazidos ao Brasil, eles eram proibidos de frequentar a igreja, com isso, eles idealizavam santos católicos, mas com o diferencial de denominar com nomes relacionados a etnia africana. Como Jesus Cristo que ganhou o nome de Oxalá e N. Srª da Conceição que ficou conhecida por eles como Iemanjá.

Outro fato que está chamando atenção na exposição, são algumas fotos de personalidades negras que tiveram alguma representatividade no Brasil. O ex-jogador Pelé, ator Milton Gonçalves e o cantor Milton Nascimento são algumas personalidades expostas. Além de Nilo Peçanha, primeiro presidente negro do Brasil, José do Patrocínio, que após a Lei Áurea, foi a Paris de onde voltou com o primeiro automóvel do Rio de Janeiro, Carolina de Jesus, autora do livro “Quarto de Despejo”, Laudelina de Campos Melo, fundadora da Associação de Trabalhadores Domésticos do Brasil, entre tantos outros influentes no país.

A exposição vai até terça-feira (27). Para quem tiver interesse em visitar, ela está localizada na rua Treze de Maio, 403, dentro do Espaço Luz, com entrada gratuita.