Exército Brasileiro realiza Exercício Agulhas Negras em Aguaí

Cerca de 700 homens do Exército estão em Aguaí

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) estará até o dia 29 de novembro na região de Aguaí, realizando o Exercício Agulhas Negras, adestramento militar do Estado de São Paulo sob a coordenação da 2ª Divisão de Exército.

O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento que contém deslocamentos de tropa a pé e motorizados, ações com presença de tropa nas localidades, patrulhas, emprego de helicópteros, ações simuladas de incidentes químicos e transposição de curso d’água, entre outras, não estando vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

Participam do exercício, além da Brigada Aeromóvel, as Organizações Militares:
11ª Brigada de Infantaria Leve ü Brigada de Infantaria Paraquedista ; Aviação do Exército ; 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea ; 2° Batalhão de Engenharia de Combate ; 2° Batalhão de Polícia do Exército ; 12° Grupo de Artilharia de Campanha ; 8° Batalhão de Polícia do Exército ; 1° Batalhão de Guerra Eletrônica ; 1° Batalhão de Operações Psicológica ; 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

A Prefeitura de Aguaí agradece e parabeniza o Exército Brasileiro por tão importante Exercício e se coloca à disposição no que for necessário.