Prefeitura Municipal de Aguaí conclui Campanha Outubro Rosa com palestras

Evento aconteceu ontem no Cine Esmeralda e contou com diversas atrações

 

A Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Saúde junto com o Instituto Civitas realizou um evento em celebração a Campanha Outubro Rosa que visa à prevenção do Câncer de Mama. O evento aconteceu na última quarta-feira (31), no Cine Esmeralda  e contou com diversas atrações, entre elas, um espaço de maquiagem para mulheres.

As atividades foram abertas com um depoimento da Secretária de Saúde Silvia Valota, seguido da primeira atração, que foi uma palestra com a Dra. Andréa Carla Dutra do Nascimento Garzão, especialista em ginecologia e obstetrícia.

Durante a palestra, a médica explicou o que é o câncer de mama, os níveis da doença, as formas de prevenção e quais os riscos. Ela ainda destacou a importância de sempre realizar o autoexame e procurar ajuda médica.

Em seguida, o público presente apreciou uma dança árabe com a professora Semiramis Castela Lins, que já é professora de dança há 20 anos e também contou que descobriu sua feminilidade na dança. Além do depoimento da Nádia de Oliveira Tomaz da Cruz, que já passou pelo câncer de mama e venceu a luta.

Seguindo com as atrações, foi a vez do Doutor oncológico Nimio Balbuena, que é responsável pelo Centro de Câncer de São João da Boa Vista e Diretor do Centro Médico Oncológico de Poços de Caldas. Nimio falou sobre o diagnóstico do câncer de mama, além dos tipos e processos de tratamentos.

De acordo com o doutor, quem se examina e descobre o diagnóstico cedo, tem alta chance de cura. “É muito importante a realização de eventos como esse, é necessário levar essas informações e orientar sobre exame e prevenção. Quando descoberto em fase avançada fica incontrolável”, afirmou ele.

O evento terminou com a uma dança entre as organizadoras e as mulheres presentes, que se divertiram dançando uma paródia da música Show das Poderosas da cantora Anitta, modificada para Cuidar das Poderosas.