Prefeitura Municipal de Aguaí apoia o Novembro Azul

Fachada estará azul em destaque à campanha de prevenção ao câncer de próstata

 

Novembro chegou e com ele o mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata, é a Campanha Novembro Azul e a Prefeitura de Aguaí por meio da Secretaria de Saúde irá realizar ações de conscientização e prevenção à doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. E dados apontam que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, em nosso país.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Ela se encontra abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

De acordo com especialistas, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por esses fatores, é essencial a realização de exames anualmente.

Alguns dos sintomas em fase avançadas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O exame de toque é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. Ele tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis por meio do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária.

Em apoio a Campanha Novembro Azul, as luzes da fachada da Prefeitura Municipal de Aguaí ficarão azul, como forma de orientar a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Participe você também! Nós apoiamos essa causa!