Nota Oficial

Nota Oficial

 

A Prefeitura registrou no início dessa semana a ocorrência de alguns fatos que estão ocorrendo dentro das Unidades de Saúde em relação à imunização contra a Covid-19.

A secretaria de Saúde nessa semana estava sem estoque da carteirinha para o preenchimento dos dados em relação à aplicação da terceira dose, após um atraso no envio desse material por parte do estado, que foi recebido na data de hoje.  Sendo assim a equipe da Atenção Básica fez uma Xerox dessa carteirinha para entregar as pessoas ou mesmo realizou o preenchimento no verso da primeira carteirinha que consta as duas doses.

Então foi colocado em xeque, por alguns munícipes, que o que estava sendo aplicado seria “água” e não vacina, só porque não tinha carteirinha colorida. Houve ainda  registro de agressão verbal aos funcionários das UBSs e recusa de se imunizar por tal fato.

Após esse enorme transtorno gerado, inclusive nas redes sociais, onde foi exposto nomes de funcionários, a Prefeitura esclarece que:

O trabalho de vacinação contra a Covid-19 é muito sério, assim como todas as ações desenvolvidas pela saúde municipal. Que todas as doses possuem lotes numerados que constam no comprovante de vacinação, bem como são inseridos em sistema e então é gerado o certificado de vacinação nos aplicativos do e-SUS e Poupatempo onde qualquer cidadão pode ter acesso.

As doses passam por controle de qualidade e são retiradas do frasco somente na hora da aplicação, sem qualquer adulteração.

E informa que nesse momento de guerra, o mais importante é a vacinação, pois só assim será possível sair dessa pandemia. Vacinas Salvam Vidas.

Sendo assim, repudia tal atitude e pede a colaboração da população.

 Assinam
Prefeitura Municipal de Aguaí

Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância em Saúde

Departamento de Atenção Básica