CONSELHO TUTELAR REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM AGUAÍ

Objetivo é orientar sobre a diferença do abuso e da exploração, a prevenção desses casos e a importância da denúncia

O Conselho Tutelar com apoio da Prefeitura de Aguaí e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará campanha sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta sexta-feira (18). O objetivo é orientar sobre a diferença do abuso e da exploração, a prevenção desses casos e a importância da denúncia.

Durante a parte da manhã, cinco conselheiras estarão no Centro de Aguaí entregando panfletos com essas orientações e conversando com a população.

A data, 18 de maio, foi escolhida propositalmente para ser o dia da campanha e relembrar a tragédia ocorrida na mesma data em 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com o conselho tutelar, a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, assim como dos profissionais das áreas de educação, saúde, autoridades policiais e do judiciário, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, é necessário que os casos sejam denunciados. Portanto, o Conselho Tutelar pede para que se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure por delegacias especializadas, Conselho Tutelar, polícia militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque 100 – Denúncia Nacional.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support