CONSELHO TUTELAR REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM AGUAÍ

Objetivo é orientar sobre a diferença do abuso e da exploração, a prevenção desses casos e a importância da denúncia

O Conselho Tutelar com apoio da Prefeitura de Aguaí e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará campanha sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta sexta-feira (18). O objetivo é orientar sobre a diferença do abuso e da exploração, a prevenção desses casos e a importância da denúncia.

Durante a parte da manhã, cinco conselheiras estarão no Centro de Aguaí entregando panfletos com essas orientações e conversando com a população.

A data, 18 de maio, foi escolhida propositalmente para ser o dia da campanha e relembrar a tragédia ocorrida na mesma data em 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com o conselho tutelar, a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, assim como dos profissionais das áreas de educação, saúde, autoridades policiais e do judiciário, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, é necessário que os casos sejam denunciados. Portanto, o Conselho Tutelar pede para que se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure por delegacias especializadas, Conselho Tutelar, polícia militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque 100 – Denúncia Nacional.

Nenhum texto alternativo automático disponível.