PROFESSORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A LEI LUCAS

Objetivo da Lei é que funcionários das escolas municipais participem de um curso de primeiros socorros

Professores e funcionários da rede Municipal de Ensino de Aguaí participaram de uma palestra na última semana, no auditório da Escola Joaquim Giraldi, sobre a importância do curso de primeiros socorros nas escolas, assim como consta na Lei Lucas. A ação fez parte do ciclo de palestras “Cuidando de nossas crianças”, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal.

As palestrantes do tema foram Alessandra Zamora e Andrea Zamora, mãe e madrinha do Lucas. As quais deram início a Lei.

O motivo do nome da lei é para representar um garoto, morador de Campinas, de apenas 10 anos que engasgou com uma salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar em setembro do ano passado. O resgate chegou em oito minutos, mas não conseguiu reanimar o menino. Entre as pessoas presentes no local, ninguém soube fazer os procedimentos de primeiros socorros e Lucas faleceu.

Depois disso Alessandra e Andrea foram procurar os direitos e descobriram que não era obrigatório o curso de primeiros socorros dentro do ambiente pedagógico e desde então, estão tentando implantar a Lei Lucas em todas as cidades do país para prevenir mais acidentes com crianças.
O objetivo da Lei é que professores e funcionários das escolas participem de um curso para aprender os primeiros socorros, para que depois possam repassar esses conhecimentos aos alunos como uma atividade complementar.

O curso será ministrado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pelo Corpo de Bombeiros, sendo destinado aos alunos de educação do ensino médio e fundamental, professores e funcionários das redes de educação e de entidades assistências de apoio à criança.
No momento, a lei nº 47 de 2018 já foi sancionada em 40 cidades e está tramitando em 450 câmaras, de 13 estados. Entre elas, 70 cidades já foram aprovadas e está aguardando a sanção do prefeito. Em Aguaí a lei já foi encaminhada pelo prefeito para a câmara e aguarda a aprovação. Além das cidades, a lei está no Senado para ser aprovada, a meta da mãe de Lucas é que ela seja sancionada pelo presidente ainda este ano.

Durante a palestra, Alessandra e Andrea emocionaram o público, contaram as dificuldades de superar a morte de Lucas e os procedimentos corretos de primeiros socorros. Além dos profissionais da educação, também estiveram presentes, o Presidente da Câmara Edinho Marti, os vereadores Higor Port, Juan Landiva, Luisão da Farmácia, o presidente da OAB José Carlos Milanês Junior, o gerente de projetos estratégicos e gestor da ouvidoria Wagner Gockos representando o prefeito e o Assessor Parlamentar do Deputado Cauê Macris, Eric Lucke. Ao total, 267 pessoas estiveram presentes.

De acordo com a mãe de Lucas, o objetivo da lei é ajudar outras mães para que elas não passem o que Alessandra passou. Ainda segundo ela, é muito gratificante saber que Aguaí e outras cidades estão se interessando pela palestra e pela Lei. “É sinal de que estou no caminho certo”, afirmou Alessandra.

Aconteceu ainda na semana anterior a primeira palestra do Ciclo “Cuidando de nossas crianças” cujo tema foi “Depressão Infantil e Pedofilia” com o psicólogo José Carlos Germano.

A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, multidão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé