SERVIDORES CONCURSADOS PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Cleber Martins e Michele Abrantes, servidores concursados da Prefeitura de Aguaí como Controladores Internos, participaram recentemente de evento, capacitação profissional, na capital paulista (tendo como tema principal “O Controle Interno e a atuação eficaz para o sucesso das gestões”).
Ministraram as palestras, na capacitação, experientes profissionais que por décadas atuaram no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), e com grande conhecimento no gerenciamento de gestões públicas: o economista Flávio de Toledo e o contador Mauricio Queiroz.
Entre os diversos temas abordados, podem ser destacados a importância do Controle Interno e de um eficaz planejamento na Administração Pública; a fiscalização exercida pelo Tribunal do Contas; acompanhamento e fiscalização da preservação do patrimônio público e dos recursos públicos; avaliação de relatórios e pareceres; sistema AUDESP; gestão da receita municipal; execução orçamentária; cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e das leis atinentes à gestão pública.
A Controladoria Interna foi criada pela Lei Complementar Municipal nº 2.429/2013, e tem como função a realização de ações, métodos e processos com a finalidade de comprovar atos e fatos, impedir erros e otimizar a eficiência da Administração. É um órgão de auxílio à Administração Municipal, com o intuito de aprimoramento da gestão. Com previsão constitucional, o Controle Interno tem como pressuposto assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação, impessoalidade, eficiência.
A função de Controle Interno (importante suporte técnico) é advinda de experiências exitosas na iniciativa privada, e foi criada nas gestões públicas municipais nos últimos anos, sendo também uma exigência dos Tribunais de Contas.
Fotos: Servidores Cleber Martins e Michele Abrantes em evento sobre a importância do Controle Interno na Administração Pública.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support