SERVIDORES CONCURSADOS PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Cleber Martins e Michele Abrantes, servidores concursados da Prefeitura de Aguaí como Controladores Internos, participaram recentemente de evento, capacitação profissional, na capital paulista (tendo como tema principal “O Controle Interno e a atuação eficaz para o sucesso das gestões”).
Ministraram as palestras, na capacitação, experientes profissionais que por décadas atuaram no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), e com grande conhecimento no gerenciamento de gestões públicas: o economista Flávio de Toledo e o contador Mauricio Queiroz.
Entre os diversos temas abordados, podem ser destacados a importância do Controle Interno e de um eficaz planejamento na Administração Pública; a fiscalização exercida pelo Tribunal do Contas; acompanhamento e fiscalização da preservação do patrimônio público e dos recursos públicos; avaliação de relatórios e pareceres; sistema AUDESP; gestão da receita municipal; execução orçamentária; cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e das leis atinentes à gestão pública.
A Controladoria Interna foi criada pela Lei Complementar Municipal nº 2.429/2013, e tem como função a realização de ações, métodos e processos com a finalidade de comprovar atos e fatos, impedir erros e otimizar a eficiência da Administração. É um órgão de auxílio à Administração Municipal, com o intuito de aprimoramento da gestão. Com previsão constitucional, o Controle Interno tem como pressuposto assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação, impessoalidade, eficiência.
A função de Controle Interno (importante suporte técnico) é advinda de experiências exitosas na iniciativa privada, e foi criada nas gestões públicas municipais nos últimos anos, sendo também uma exigência dos Tribunais de Contas.
Fotos: Servidores Cleber Martins e Michele Abrantes em evento sobre a importância do Controle Interno na Administração Pública.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna