Programa Mãe Aguaiana contempla 25 gestantes na primeira turma

Programa Mãe Aguaiana contempla 25 gestantes na primeira turma

Evento aconteceu na última semana e contou com a presença do prefeito Alexandre Araújo

Na última semana aconteceu o encerramento da primeira turma do Programa Mãe Aguaiana que beneficiou 25 gestantes nessa etapa. O evento que aconteceu no auditório da Escola Joaquim Giraldi,  seguiu todos os protocolos sanitários, e contou com a presença do prefeito Alexandre Araújo e da secretária municipal de Saúde, Silvia Valota.

O Programa Mãe Aguaiana foi criado com o intuito de investir na Humanização e na Qualidade de atendimento às mães, bebês e famílias. É voltado à saúde da mulher, dentro da linha de cuidado direcionada à Gestante e Puérpera, e visa integrar programas federais já existentes aos esforços dos profissionais da Saúde Municipal. A secretária de Saúde destacou a importância de se fazer o acompanhamento. “É muito importante que as mamães façam o acompanhando na rede municipal de saúde, isso garante a saúde da mãe e do bebê”, destacou.

As participantes do programa receberam ainda um Kit que conta com uma bolsa maternidade, itens de higiene e enxoval para os primeiros dias de vida do bebê. As bolsas foram confeccionadas pelas voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, com materiais adquiridos pela Secretaria de Saúde. O enxoval e itens de higiene foram doados pela Oficina do Bebê da Associação Espírita “Jesus e Fraternidade”.  Para ganhar o Kit a gestante precisa participar das consultas pré-natais e das reuniões de orientação sobre a gestação. “É uma alegria imensa participar desse momento. O  programa Mãe Aguaiana muito nos orgulha, e a entrega desse kit, numa parceria da Prefeitura, Fundo Social e a instituição religiosa vem para coroar esse trabalho. Somos a única cidade da região a entregar um kit de enxoval às mães”, destacou o prefeito Alexandre Araújo.

No encontro a nutricionista Clariza Zoldan falou com a gestante sobre os cuidados com o bebê, a importância da amamentação e como fazer tudo da maneira adequada para a saúde da criança. Já a enfermeira Camila Castilho falou sobre as orientações gerais do acompanhando, principalmente dos exames a serem realizados nas crianças.

Todas as mães que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde participarão do Programa Mãe Aguaiana.