III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente é realizada em Aguaí

No dia 26 de setembro, durante todo o dia, foi realizada, no prédio da Secretaria Municipal de Educação , a III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento, organizado pelo Conselho Tutelar de Aguaí e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) , em parceria com a Prefeitura Municipal de Aguaí e com o apoio da K&M Consultoria, teve como tema central o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Com base no tema principal, a Conferência Municipal teve o propósito de reunir a sociedade para o debate de problemas e questões relacionadas à promoção, proteção e garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. Os debates relacionados ao tema transcorreram com grande estímulo à participação de crianças e adolescentes.
Os debates da Conferência foram divididos em cinco grupos, com os seguintes eixos temáticos:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
A Conferência Municipal, que teve a fundamental participação e organização do Conselho Tutelar de Aguaí, contou com a presença de centenas de pessoas durante todo o dia, incluindo crianças e adolescentes, conselheiros de direitos , estudantes, professores, autoridades municipais e apoiadores das questões relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes .
Ao final da Conferência, após a votação de proposituras , também foram eleitos os delegados municipais que representarão Aguaí na Conferência Regional e na Conferência Estadual. Os delegados eleitos na Conferência Municipal abrangem os seguintes segmentos: Conselho Tutelar, CMDCA, rede de atendimento, crianças e adolescentes, movimentos sociais.
A representante da comissão organizadora da III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aline de Lima, que é coordenadora do Conselho Tutelar e também delegada eleita , destacou a importância dos debates ocorridos. ” Foi extremamente gratificante ver crianças e jovens mobilizados para propor políticas públicas, e pensar no bem comum, em um saudável exercício de cidadania, e apesar de todo o imenso trabalho valeu a pena e agradecemos a todos que participaram e prestigiaram essa Conferência, que ficará marcada na história de nossa cidade e na memória de todos que acompanharam “. A Conferência contou ainda com a palestra magna de Marcelo Nascimento, que percorre todo o país pela causa das crianças e adolescentes. Diversas apresentações culturais também ocorreram todo o dia.
As deliberações da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente serão brevemente publicadas, após a sistematização do relatório final (que será encaminhado para o Conselho Estadual e Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes), e são fruto de propostas apresentadas principalmente por crianças e adolescentes, que foram muito atuantes na reunião pública.
A próxima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá ocorrer daqui 3 anos. A última Conferência realizada foi em 2003.