III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente é realizada em Aguaí

No dia 26 de setembro, durante todo o dia, foi realizada, no prédio da Secretaria Municipal de Educação , a III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento, organizado pelo Conselho Tutelar de Aguaí e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) , em parceria com a Prefeitura Municipal de Aguaí e com o apoio da K&M Consultoria, teve como tema central o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Com base no tema principal, a Conferência Municipal teve o propósito de reunir a sociedade para o debate de problemas e questões relacionadas à promoção, proteção e garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. Os debates relacionados ao tema transcorreram com grande estímulo à participação de crianças e adolescentes.
Os debates da Conferência foram divididos em cinco grupos, com os seguintes eixos temáticos:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
A Conferência Municipal, que teve a fundamental participação e organização do Conselho Tutelar de Aguaí, contou com a presença de centenas de pessoas durante todo o dia, incluindo crianças e adolescentes, conselheiros de direitos , estudantes, professores, autoridades municipais e apoiadores das questões relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes .
Ao final da Conferência, após a votação de proposituras , também foram eleitos os delegados municipais que representarão Aguaí na Conferência Regional e na Conferência Estadual. Os delegados eleitos na Conferência Municipal abrangem os seguintes segmentos: Conselho Tutelar, CMDCA, rede de atendimento, crianças e adolescentes, movimentos sociais.
A representante da comissão organizadora da III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aline de Lima, que é coordenadora do Conselho Tutelar e também delegada eleita , destacou a importância dos debates ocorridos. ” Foi extremamente gratificante ver crianças e jovens mobilizados para propor políticas públicas, e pensar no bem comum, em um saudável exercício de cidadania, e apesar de todo o imenso trabalho valeu a pena e agradecemos a todos que participaram e prestigiaram essa Conferência, que ficará marcada na história de nossa cidade e na memória de todos que acompanharam “. A Conferência contou ainda com a palestra magna de Marcelo Nascimento, que percorre todo o país pela causa das crianças e adolescentes. Diversas apresentações culturais também ocorreram todo o dia.
As deliberações da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente serão brevemente publicadas, após a sistematização do relatório final (que será encaminhado para o Conselho Estadual e Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes), e são fruto de propostas apresentadas principalmente por crianças e adolescentes, que foram muito atuantes na reunião pública.
A próxima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá ocorrer daqui 3 anos. A última Conferência realizada foi em 2003.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support