Corrida e Caminhada de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida reúne cerca de 500 participantes em Aguaí

Evento aconteceu no último domingo

A Unilever e a Prefeitura Municipal de Aguaí por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Gabinete do Prefeito, Guarda Municipal, setores de Vigilâncias em Saúde, além da Câmara Municipal, Interact e Instituto Civitas realizaram a Corrida e Caminhada de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida em apoio ao Setembro Amarelo, no último domingo (30).

O evento contou com cerca de 500 participantes que percorreram três quilômetros de caminhada e cinco de corrida.  E com a presença do prefeito Alexandre Araújo e vereadores que também participaram do percurso.

No Interlagos, ficaram algumas tendas de apoio aos participantes com frutas e água e em especial, uma denominada “Espaço Viver”, onde ficaram enfermeiras de Aguaí realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Glicemia aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos. Ainda neste espaço, houve um apoio psicológico com informações e orientações sobre o Suicídio.

As atividades começaram às 7h30 com uma aula de ritmos realizada pelos professores do SESI para que os atletas pudessem se alongar.  A largada aconteceu às 8hs em frente ao Ginásio Poliesportivo Domingos Martucci (Domingão) para os participantes da corrida e às 8h10 para os da caminhada.

O primeiro a completar os cinco quilômetros da corrida foi Fabiano Araújo, em segundo José Vitor Imbruniz e terceiro Inácio Pereira.

Ao final da prova, todos os atletas ganharam brindes da Unilever, panfletos de conscientização ao suicídio e medalhas.

Tatiane Casagrande, 31 anos, foi uma das participantes, ela sofreu com depressão por vários anos e conta que só resolveu seu problema quando procurou ajuda e começou a praticar exercícios físicos. “Por conta da depressão me desencadeou várias outras doenças que me prejudicaram ainda mais. Eu não tinha vontade de sair de casa, terminei um relacionamento e sentia dor o dia todo. Até que um dia procurei ajuda psicológica e psiquiatra. Mas sinto que foi fundamental começar a praticar atividade física. Hoje me sinto totalmente curada”, afirmou ela.

Os alimentos arrecadados na inscrição totalizaram 230 quilos e foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade que fará a destinação às famílias carentes de Aguaí. Já os doces, somaram 172 pacotes que foram encaminhados ao Interact Clube para a realização do evento “Interact Kids”.