Prefeitura de Aguaí cria gabinete de gestão integrada de segurança pública

Prefeitura de Aguaí cria gabinete de gestão integrada de segurança pública

Texto foi aprovado pela Câmara Municipal na última sessão ordinária

O prefeito Alexandre Araújo promulgou a Lei nº 3.119, de 08 de março de 2021, que cria o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do município de Aguaí. A proposta, de autoria do Executivo, foi enviada para a Câmara Municipal que aprovou por unanimidade o documento.

Na justificativa enviada aos vereadores, a Prefeitura de Aguaí destacou que a aprovação do Projeto de Lei possibilita, à sociedade civil organizada, “um espaço de interlocução permanente entre os órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade”.

O GGI será composto por representantes do Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Patrimonial; Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura; Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família; Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos; Controle Interno do Município; Delegado Titular da Polícia Civil do Município de Aguaí; Comandante da Polícia Militar de Aguaí; e pelo Comandante da Guarda Civil Municipal de Aguaí.

Entre as principais atribuições do GGI estão: tarefa de estabelecer um sistema de integração entre as forças policiais e de segurança de Aguaí e a Administração Pública Municipal, e identificar os principais fatos que interferem na criminalidade e violência, e as demandas prioritárias da comunidade a fim de propor as melhores e adequadas soluções.