Prefeitura Municipal e Instituto Civitas realizam palestra de prevenção ao Suicídio

Palestras sobre o tema foram realizadas no Cine Esmeralda

A Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde de Aguaí em parceira com o Instituto Civitas realizaram o evento “Todos pela Vida”, que contou com palestras em conscientização e prevenção ao suicídio.

A enfermeira Carla Nali Matielo deu início às palestras com o tema “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”. De acordo com as estatísticas apresentados pela enfermeira, 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. Entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no Brasil, sendo 79% homens e 21% mulheres. Ainda de acordo com ela, 62% dos suicídios foram causados por enforcamento, intoxicação e arma de fogo.

Em seguida, Luís de Oliveira deu um depoimento contando sua história. Ele afirmou já ter realizado várias tentativas de suicídio e como procurou ajuda. E a terceira palestra, foi da psicóloga Marta Perina que orientou sobre a importância de procurar ajuda de um psicólogo nesses casos.

Para finalizar o evento o Projeto Guri participou com uma apresentação musical.