Vacinação para profissionais da saúde deve começar nos próximos dias

Vacinação para profissionais da saúde deve começar nos próximos dias

Prefeitura divulga alguns detalhes. Data e local serão divulgados assim que vacina chegar

A Prefeitura de Aguaí está preparada para o início da vacinação contra a Covid-19. Nessa primeira etapa serão vacinados os profissionais da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, compreendem nessa fase: Trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos,  biomédicos,  farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, bem como recepcionistas dos consultórios médicos e afins, balconistas de farmácias, auxiliares de limpeza dos consultórios, farmácias e
laboratórios. A expectativa é de que 640 profissionais sejam vacinados em Aguaí nessa primeira etapa.

Para a vacinação, os profissionais de saúde devem estar munidos dos seguintes documentos:- Termo de Consentimento preenchido, Documento com foto, Carteira profissional ou comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde- carteira do conselho de classe e carteira de vacinação.

Assim que a vacina estiver disponível para a aplicação, a Prefeitura divulgará data, horário e local para que os profissionais de saúde possam se imunizar.

A fim de garantir agilidade no processo, a Prefeitura disponibilizou um cadastro e um Termo de Consentimento, exigido pelo governo federal, para que todos possam preencher e já levem prontos no dia da vacinação. Tendo em vista o aumento no contágio, essa agilidade é muito importante. Os dois documentos estão disponíveis no link abaixo:

https://aguai.sp.gov.br/home/elementor-17036/