Aguaí tem alta no número de casos e óbitos por Covid-19

Assim que notificado, o paciente assina um Termo de Responsabilidade e é obrigatório a sua permanência em casa cumprindo o isolamento

Os casos da COVID-19 continuam em alta não só em Aguaí, mas também na região, estado e em todo o país. Somente na segunda-feira, 12/01, 23 novos casos positivos do Novo Coronavírus foram notificados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Além dos positivos, Aguaí tem ainda 33 pessoas aguardando confirmação, além de 2.625 notificações no total, desde o início da pandemia. Desde o dia 1º de janeiro, foram contabilizadas quatro mortes, totalizando 17.

A grande preocupação é em relação aos leitos hospitalares que estão lotados em muitos locais e há o risco de um colapso na saúde pública. Em São João da Boa Vista, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o último boletim divulgado apontava 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados.

O processo para notificação começa no atendimento do paciente, feito pelo Centro Municipal de Triagem. Se assintomático, ou não, logo que passa pelo médico, o paciente é orientado a cumprir o isolamento domiciliar em casos leves, ou então é encaminhado para a internação, em casos graves. Nos dois casos, todos assinam um Termo de Responsabilidade que consta todas as informações necessárias para o tratamento.

No documento, o paciente concorda que recebeu informações sobre a necessidade do isolamento, as consequências da não realização dele tanto pelo paciente como também pelos outros moradores da mesma casa, podendo responder por crime contra a saúde pública. A Vigilância monitora a evolução do quadro do paciente.

O momento exige o máximo de cuidados e respeito. É preciso que haja o máximo de conscientização da população. O uso de máscara é obrigatório, bem como o do álcool em gel. Festas, reuniões, e qualquer evento que gere aglomerações estão proibidos. A luta é de todos nós!