Aguaí tem alta no número de casos e óbitos por Covid-19

Assim que notificado, o paciente assina um Termo de Responsabilidade e é obrigatório a sua permanência em casa cumprindo o isolamento

Os casos da COVID-19 continuam em alta não só em Aguaí, mas também na região, estado e em todo o país. Somente na segunda-feira, 12/01, 23 novos casos positivos do Novo Coronavírus foram notificados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Além dos positivos, Aguaí tem ainda 33 pessoas aguardando confirmação, além de 2.625 notificações no total, desde o início da pandemia. Desde o dia 1º de janeiro, foram contabilizadas quatro mortes, totalizando 17.

A grande preocupação é em relação aos leitos hospitalares que estão lotados em muitos locais e há o risco de um colapso na saúde pública. Em São João da Boa Vista, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o último boletim divulgado apontava 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados.

O processo para notificação começa no atendimento do paciente, feito pelo Centro Municipal de Triagem. Se assintomático, ou não, logo que passa pelo médico, o paciente é orientado a cumprir o isolamento domiciliar em casos leves, ou então é encaminhado para a internação, em casos graves. Nos dois casos, todos assinam um Termo de Responsabilidade que consta todas as informações necessárias para o tratamento.

No documento, o paciente concorda que recebeu informações sobre a necessidade do isolamento, as consequências da não realização dele tanto pelo paciente como também pelos outros moradores da mesma casa, podendo responder por crime contra a saúde pública. A Vigilância monitora a evolução do quadro do paciente.

O momento exige o máximo de cuidados e respeito. É preciso que haja o máximo de conscientização da população. O uso de máscara é obrigatório, bem como o do álcool em gel. Festas, reuniões, e qualquer evento que gere aglomerações estão proibidos. A luta é de todos nós!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support