Casos de Covid subiram rapidamente na região e gravidade preocupa

Casos de Covid subiram rapidamente na região e gravidade preocupa

Ocupação de leitos está grande e casos de moderado à graves estão sendo frequentes

 

Os números de Covid têm tido uma crescente em nossa região e tem preocupado os profissionais da saúde. Os leitos disponíveis estão sendo ocupados rapidamente. Em uma semana a variação de casos chegou a 34% e as internações foram de 21%, os óbitos tiveram variação semanal de 300%.

 Em Aguaí 427 foram positivadas pela doença desde o início da pandemia e atualmente 16 pessoas estão ativas. Também foram registrados 10 óbitos decorrentes da doença. Em um mês, entre 09 de novembro e 09 de dezembro foram registrados 50 novos casos positivos.

A doença ainda é uma incógnita e com a sua evolução, está acometendo em estado grave também os jovens, não somente pessoas do grupo de risco, como eram destacadas no início da pandemia.  De acordo com o médico Saulo Oliver Júnior, Diretor Técnico do Centro Municipal de Triagem, o aumento do número de casos e a sua gravidade são bem preocupantes. “Nos últimos dias a nossa demanda de atendimentos aumentou consideravelmente e isso nos deixa preocupados e em alerta, principalmente porque estamos atendendo muito mais casos de moderado à grave do que na primeira onda. Por isso precisamos da colaboração por parte da população, pois poderemos enfrentar dificuldade na saúde pública, uma vez que podemos ficar sem leitos de UTI na região”.

Vale ressaltar que a região da DRS de São João da Boa Vista compreende 20 municípios, entre eles Aguaí, e a quantidade de leitos de UTI por 100 mil/habitantes está em 12,8, ou seja, a cada 100 mil habitantes temos 12,8 leitos disponíveis. Ontem, 13 pessoas necessitaram de internação na região.

Com a proximidade das festas de finais de ano, a preocupação redobra.  De acordo  com a fase amarela do Plano SP as festas em estabelecimentos estão vetadas por decreto e orientação é que comemorações em casa, não ultrapassem10 pessoas.  Por isso é importante à conscientização e ajuda da população para que evitem aglomerações, viagens a outras cidades e litoral principalmente e utilizem todas as mediadas de segurança como o uso obrigatório de máscara e álcool gel. A responsabilidade é de todos.

(Dados Seade 09/12/20)