Praça Central de Aguaí passará por revitalização

Praça Central de Aguaí passará por revitalização

A Praça Central de Aguaí passará por revitalização por meio do convênio FID – Fundo de Interesse de Interesse Difuso. Os projetos arquitetônicos, estruturais e hidráulicos  já estão concluídos e o elétrico está em fase final. Em breve será realizado o processo licitatório.

A revitalização da Praça Central da cidade permitirá manter o traçado original e o refazimento do coreto com características modernas e tecnológicas. Com acessibilidade, o projeto inclui também cenários para as práticas esportivas, de lazer, descanso, cultura entre outras; Conservação das espécies arbóreas e Modernização da iluminação pública da praça.

História da Praça

Em 1894, as missas eram realizadas em um rancho na Praça da Matriz, hoje chamada Praça Senhor Bom Jesus, próximo ao local onde fica a “Pedra Branca”, colocada debaixo de uma enorme figueira à frente da casa do Major Braga, que por décadas enfeitou o jardim e permanece lá até hoje. A pedra é um ponto de referência e encontro de gerações de aguaianos, além de ser considerada um marco histórico, assim, no ano do centenário foi construído um monumento para ela.

Com o passar dos anos, a Praça se tornou um local de valor histórico e cultural para o município, com gerações que utilizam o espaço. Por esse motivo, a mesma será revitalizada.

Fotos: Maquete Eletrônica – Tenso Membrana