Atendimento no Centro de Triagem do Coronavírus em Aguaí crescem duas vezes em um mês

Atendimento no Centro de Triagem do Coronavírus em Aguaí crescem duas vezes em um mês

Parte do aumento se deve a encontros comemorativos, que são proibidos pela quarentena

O número de atendimentos realizados no Centro de Triagem de Aguaí cresceu duas vezes em relação ao mês anterior. Em maio foram registrados 401 atendimentos e em junho esse número subiu para 836. Consequentemente o número de positivados também aumentou. No dia 30 de maio tínhamos 31 casos positivados; no dia 30 de junho o número foi de 80 positivos para a doença e 05 óbitos.

Os dados de ontem, 06 de julho, registra Aguaí com 699 pessoas notificadas, sendo 86 dessas positivadas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica esse aumento se deve a rápida propagação que o vírus tem, além de históricos de comemorações, almoços, churrascos e eventos familiares que vem acontecendo na cidade e têm contribuído no contágio. Vale ressaltar que aglomerações e eventos são proibidos pela quarentena.

Um fator importante a se destacar é que no inverno há maior incidência de problemas respiratórios, o que deve redobrar os cuidados.

Comparativo

O aumento de casos tem sido uma constante nas cidades próximas à Aguaí. A região baixa mogiana tem registrado aumento significativo todos os dias. Para citar, de acordo com os boletins divulgados pela Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, no dia 31 de maio a cidade registrou 137 casos positivos com 04 óbitos. Já no dia 30 de junho esse número passou para 701 positivados e o número de óbitos cresceu para 19.

No último boletim divulgado na cidade na data de ontem, 06, os números eram de 919 positivos e 24 mortes, o que demostra a rápida aceleração de contágio e doentes.

Atenção

O momento ainda é de atenção. A quarentena no estado se estende até o dia 14 de julho e as regiões seguem o Plano São Paulo, com as fases definidas pelo Governo Estadual.
Aguaí pertence à região de São João da Boa Vista que no momento está na 2ª fase, que é a laranja. O avanço ou regresso de fase depende do número de casos, de óbitos e principalmente da ocupação de leitos, tanto em enfermaria como em UTI.

Por isso é fundamental a colaboração da população para que não tenhamos evolução de transmissão. Pedimos que mantenham o distanciamento social e a higienização das mãos; e usem máscara que é obrigatório em todo o país. A luta é de todos nós.