Equipamentos serão capazes de salvar vidas e estão em testes na Anvisa

Aguaí desenvolve Ventilador Pulmonar que poderá ser utilizado durante a pandemia

Equipamentos serão capazes de salvar vidas e estão em testes na Anvisa  

O empresário e engenheiro da computação Luiz Antônio Martins Ramos Júnior, da Startup MED BEST, a pedido do prefeito municipal Alexandre Araújo, preocupado com a situação de Aguaí em relação ao Novo Coronavírus e a dificuldade de se encontrar produtos no mercado, desenvolveu um ventilador pulmonar capaz de ser produzido em grande escala e que pode salvar vidas.

Desde o início de abril o projeto está sendo estudado e desenvolvido e passou por diversos testes, até que fosse aprovado em laboratório credenciado, e então foi dada entrada em toda documentação para aprovação no órgão regulamentador. 

Os testes do então protótipo foram realizados nos laboratórios, de Medicina da Unifae e de Medicina Veterinária da Unifeob, universidades da cidade vizinha de São João da Boa Vista, além de laboratório em Ribeirão Preto.

O ventilador pulmonar criado em sistema Plug and play, trata de ventilação por controle de volume (VCV) e Ventilação por controle de pressão (PCV), e PSV (Suporte para pressão).  O grande diferencial é um filtro instalado junto ao equipamento que reduz o risco de contaminação dos profissionais de saúde que estiverem trabalhando nas alas dos pacientes com a Covid-19.

PARCERIA COM A PREFEITURA DE SÃO PAULO

A Prefeitura de Aguaí assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo.  O prefeito Bruno Covas, esteve em Aguaí acompanhado pelos médicos Doutores Tardeli e Zamarco, intensivistas responsáveis pelas UTIs da Capital e pelo seu secretário de Saúde, Edson Aparecido. O motivo da visita foi conhecer o protótipo e participar dos testes que foram realizados. Após ser aprovado pela Anvisa e liberado para fabricação, a Prefeitura de São Paulo já se comprometeu a comprar pelo menos 50 ventiladores.

Todo o processo de desenvolvimento e de testes foi acompanhado pelo médico, Saulo Oliver Júnior, que aprovou o aparelho. De acordo com ele e com os demais médicos que também participaram do projeto, o ventilador desenvolvido em Aguaí é um dos melhores existentes até o hoje, além do filtro que reduz o risco de contaminação, que os demais não possuem, pois esse foi desenvolvido justamente para a pandemia. “ O aparelho está aprovado em 100% para a intubação de qualquer paciente, seja com Covid ou outro problema que venha a necessitar de ventilação mecânica”.

Para o criador do projeto, Luiz Antônio, o momento é muito importante “Me sinto feliz em poder desenvolver esse ventilador pulmonar que poderá salvar muitas vidas. Nosso objetivo é produzi-lo em grande escala a fim de atender o maior número de interessados em adquiri-lo”.

O prefeito Alexandre Araújo acompanhou todo o processo, além de ser o precursor da ideia, esteve junto em todo o processo de desenvolvimento, testes e montagem.          “ Para nós é motivo de muito orgulho ter um ventilador pulmonar desenvolvido e que pode ser fabricado em nossa cidade. Saber da competência dos profissionais envolvidos no projeto e dos excelentes resultados obtidos nos testes, tenho a tranquilidade de dizer que o ventilador produzido aqui em Aguaí poderá salvar vidas. É a nossa contribuição enquanto cidadãos para com a pandemia que estamos enfrentando”, ressaltou o prefeito.

A startup Med Best aguarda autorização da Anvisa para a fabricação que pode ter grande capacidade de produção de acordo com a demanda.

Com isso Aguaí também terá os equipamentos para dar suporte à vida do paciente que necessitar de uma intubação, até que seja transferido para um hospital de referência, uma vez que Aguaí não é credenciada pelo SUS e por isso não pode manter em funcionamento uma UTI.