Prefeitura institui plano de contingência da Covid – 19

A Prefeitura de Aguaí por meio de uma equipe Inter setorial, formada por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, divididos entre gerência da Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Vigilância em Saúde, Coordenação do Pronto Socorro Municipal, e Coordenação da Atenção Básica / Programa de Saúde da Família, instituiu o Plano de Contingência para o Novo Coronavírus.

O documento foi elaborado seguindo normas da Organização Mundial da Saúde, que declarou, no dia 11 de março, pandemia do COVID-19 em todo o mundo. O decreto descreve as ações para detectar precocemente as epidemias, reduzir o risco de transmissão do vírus dentro da cidade de Aguaí, garantir o fluxo imediato de atendimento e de informações sobre o assunto, e demais tarefas.

As ações previstas no Plano de Contingência deverão ser realizadas com integração com o nível regional da Secretaria de Estado da Saúde (DRS-14, GVE XXVI, GVS XXVI e Instituto Adolfo Lutz IAL). A população em geral deve cooperar com as solicitações de isolamento domiciliar, quarentena, deve cooperar com os profissionais da área da saúde, que exercem a função de educação, orientação, fiscalização e vigilância em saúde e está sujeita a penalidades previstas em lei por infrações.

O Decreto que institui o documento foi assinado no dia 1º de abril pelo prefeito Alexandre Araújo, e já entraram em vigor.

O Plano de Contingência, bem como todos os demais documentos e informações oficiais sobre o Coronavírus podem ser acessados pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1Zel6k3z82j9jrkKAaW3X3F9ZSBynIUFz