Guarda Civil Municipal completa 16 anos

A Guarda Civil Municipal completou ontem, 1º de março, 16 anos de implantação. Criada pela Lei Municipal nº 1.455/92, implantada pelas Leis nº 1.934 e 1.935/03 e regulamentada pelo Decreto nº 2.558, de 04 de Maio de 2012, teve início em 1º de março de 2004 com a missão de executar a vigilância dos próprios municipais: bens, serviços e instalações; executar o policiamento preventivo, fiscalizando a utilização dos logradouros públicos municipais; orientar os munícipes e visitantes quanto à utilização dos bens, serviços e próprios municipais; tomar medidas necessárias com a finalidade de evitar a prática de crimes ou contravenções inclusive contra os próprios públicos municipais; tender a população (maior patrimônio municipal) quando em serviço, prestando-lhe auxilio imediato, no que for solicitado, dentro de sua área de atuação, ou encaminhando a outra área quando não for da sua competência; auxiliar na detenção e prisão de infratores da Lei, encaminhando-os diretamente a Delegacia de Policia; efetuar policiamento em eventos municipais e outros.

Pela atividade de Policia Comunitária Municipal, que tem sido executada por esta corporação, ficou patente o Slogan de “GUARDIÃ E AMIGA” da população e eficiência, competência, fraternidade e amor à causa pública, a corporação recebeu carinhosamente o título de “ANJOS AZUIS”.

Hoje, a GCM faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Patrimonial, após implantação nessa gestão, que também realizou a reforma da sede, bem como adquiriu duas novas viaturas e duas motocicletas.

Outro destaque é para as capacitações profissionais que estão sendo realizadas frequentemente para todos os Guardas Civis Municipais, para que estejam cada vez mais preparados para atuarem em benefício da população.

A GCM tem um efetivo de 20 homens e tem como Comandante o GCM de carreira Agnaldo Leandro Romualdo, tendo sua sede localizada à Rua Joaquim José, 187, centro – Aguai/SP, e atendendo pelo  telefone 153.

A Prefeitura Municipal de Aguaí parabeniza toda a corporação pelos relevantes serviços prestados à comunidade aguaiana.