Viaduto Central será liberado hoje

A Prefeitura de Aguaí entrega hoje o viaduto central todo reformado e com trânsito liberado a partir das 11hs.  A obra que estava dentro do prazo estipulado, foi finalizada com o último e mais complexo serviço, que era o macaqueamento, ou seja, a troca do material de apoio por meio de um dispositivo.

Para a realização dessa obra foram realizadas quatro licitações, o que dificultou a execução da mesma. O valor total de R$ 421.611,37 foram de recursos próprios da Prefeitura.

Sobre o caso

A Prefeitura de Aguaí recebeu no mês de outubro de 2018, uma decisão do Poder Judiciário determinando imediata interdição total do Viaduto da Rua Joaquim José. A notificação foi embasada em Ação Pública ajuizada pela Promotoria, conforme Inquérito Civil iniciado em 2012 e baseada em laudos visuais do Ministério Público.
A Prefeitura quando tomou conhecimento desse Inquérito Civil em trâmite, realizou vários trabalhos sobre a questão, como levantamentos geométricos dos dois viadutos da área central, no início de 2017, e contratou, em 2018, empresa especializada em projetos dessa natureza, visando uma análise completa da situação dos mesmos, para verificação de possibilidade de escoramento preventivo, necessidade ou não de interdição, assim como parâmetros para a realização de reformas completas. Assim, a Prefeitura, desde o início da administração, realizou ações para viabilizar melhorias nos locais, sendo esses serviços, específicos, mesmo antes de receber a decisão judicial de interdição.

Após a interdição, a Prefeitura Municipal também realizou diversos contatos com o governo estadual e recebeu visita da Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, empresa do governo de São Paulo especializada em execução de projetos, que enviou seus engenheiros de estrutura para realização de laudo que afirmou que o mesmo não sofria nenhum risco iminente de queda. Mesmo assim o Poder Judiciário manteve a decisão baseada no laudo visual apresentado pelo Ministério Público, com interdição, e afirmando o risco de queda. Sendo assim, a Prefeitura realizou todo o processo licitatório e reformou o viaduto.

Outro viaduto
A Prefeitura realizará também a manutenção do outro viaduto. O processo licitatório está marcado para o dia 18 de fevereiro e o valor da obra corresponde a R$328.426,02, sendo recursos próprios do município, com execução de quatro meses. Durante os serviços, o trânsito ficará impedido em alguns períodos apenas, sem necessidade de interdição total.