Prefeitura de Aguaí e sociedade organizada se reúnem para traçar estratégias contra a Dengue​

Prefeitura de Aguaí e sociedade organizada se reúnem para traçar estratégias contra a Dengue

 

Objetivo é conscientizar o máximo de pessoas em prol dessa causa. Dengue mata! E você precisa se conscientizar disso!

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e suas vigilâncias se reuniram na tarde de ontem, 21, no auditório da Escola Joaquim Giraldi, com membros  da sociedade organizada para traçar estratégias ao combate a Dengue. O objetivo é engajar o máximo de pessoas possíveis na luta contra o Aedes aegypti, uma vez que esse é um dever de todos os cidadãos e não apenas do Poder Público.

Estiveram presentes o prefeito Alexandre Araújo, bem como a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Bernardes e o gerente a Vigilância Ambiental, Giacomo Puglisi, que conduziram a explanação.

Também participaram alguns vereadores, Guarda Civil Municipal, representantes do Lions, Conseg, Rotary, Demolay, Igreja de Cristo Pentecostal Internacional, Secretaria de Saúde, agentes de saúde e controle de vetores, representantes das UBSs,  Secretaria de Educação, coordenadores e diretores das escolas municipais, Zeladoria, Comunicação , entre outros.

Durante a apresentação foram mostrados os dados em relação aos casos de dengue, bem como todas as ações que a Prefeitura tem realizado. Para cita algumas, nos anos de 2018 e 2019 foi realizado em todos os bairros da cidade, o Mutirão Cata Treco, em que foram retirados mais de 570 toneladas de materiais que são criadouros do Aedes aegypti. São monitorados ainda pontos estratégicos e os cemitérios municipais.

O Setor de Limpeza pública ainda realiza semanalmente a limpeza de alguns pontos da cidade em que os munícipes descartam o lixo irregular. Por semana, são retiradas 160 toneladas desses lixos. Vale ressaltar que a coleta passa por todas as ruas da cidade, três vezes por semana.

Nos próximos dias, além das ações de visita às casas, realizada pelos agentes de saúde e controle de vetores, será realizado um Mutirão Cata Treco em todos os bairros, no dia 08 de fevereiro no período da manhã. A população deve vistoriar o seu quintal e retirar todo material que acumule água e se torne um criadouro. Além de manter as caixas d’água e ralos limpos e tampados, bem como as calhas e vasos de plantas.

A Prefeitura irá distribuir também 250.000 sementes de Crotalária para que a população possa plantar em suas casas. A planta atrai a libélula que se alimenta do mosquito Aedes aegypti, combatendo-o.

Apesar das ações estarem sendo realizadas pelo Poder Público, é fundamental a participação e engajamento de toda a população. A Dengue está aí e pode matar. É seu dever proteger a sua família e a sua cidade.

Aguaí sem Dengue. Trabalhando juntos podemos evitar.