Audiência Pública discute o Currículo Municipal de Educação de Aguaí

Audiência Pública discute o Currículo Municipal de Educação de Aguaí

Professores, coordenadores e direção das escolas municipais de Aguaí se reuniram, na última terça-feira (10), no plenário da Câmara Municipal para a Audiência Pública que discutiu o Currículo Municipal da rede pública de ensino da cidade.

O projeto, que deve ser implantado em todas as escolas já em 2020, prevê que os mais de 4 mil alunos da rede municipal de Aguaí, aprendam os conteúdos que constam na Base Nacional Comum Curricular. O Currículo foi elaborado a partir das propostas analisadas ao longo de 2018 e 2019. As ações envolveram estudos e análises de documentos oficiais e de teorias do desenvolvimento infantil, por meio da atuação dos articuladores de processo com representantes de professores e gestores para cada segmento de ensino.

Após esse trabalho cada unidade escolar recebeu o documento para análise e sugestões, e finalmente, ao receber os documentos com as contribuições de todos os professores da Rede Municipal de Ensino, os técnicos da Secretaria finalizaram o documento. Todo o processo foi acompanhado, por meio de contratação de uma assessoria técnica, representada pela Profª Ms. Ivanilde Moreira, atual Secretária de Educação de Casa Branca.

Gilberto Luiz Moraes Selber, Secretário Municipal de Educação, Esportes e Cultura, acompanhado da Supervisora de Ensino Patrícia Zavarize Tenório, conduziu as apresentações, e cada coordenadora pedagógica pôde explicar sobre o processo de construção do documento.

O texto do Currículo Municipal deve ser enviado ao Conselho Municipal de Educação, que vai analisar, e posteriormente, o documento será homologado. O Currículo Municipal de Educação de Aguaí vai nortear a educação infantil e o ensino fundamental na cidade, e tem por base o Currículo Paulista e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).