Aguaí é sede de treinamento do Exército Brasileiro

Cerca de 1.300 homens estarão alocados na cidade para a realização do Exercício Agulhas Negros

Aguaí sediará entre os dias 19 e 29 de novembro a 2ª Divisão de Exército que realizará o Exercício Agulhas Negras, maior e mais complexo adestramento avançado do Exército Brasileiro em 2019. Cerca de 1.300 homens estarão participando do exercício.

 O objetivo da ação é manter o estado de prontidão das tropas da Divisão Presidente Costa e Silva em operações defensivas e de cooperação, além de exercitar os trabalhos de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

A população aguaiana deve ver nos próximos 10 dias a utilização de helicópteros, deslocamentos de tropa a pé e motorizados, e patrulha. Vale lembrar que a presença dos militares não deve afetar a rotina dos moradores de onde acontece a operação.

O exercício acontece em Aguaí e também em outros municípios do interior do estado de São Paulo, como Pirassununga, São João da Boa Vista, Analândia, Itirapina, Brotas, Torrinha, Santa Maria da Serra, Barra Bonita, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Botucatu e Igaraçu do Tietê.

Além do exercício, estão previstas Ações Cívico-Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com exposição de material militar, orientação médico-odontológica, realização de atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais.

Em Aguaí, além do Comando da 2ª Divisão de Exército, estarão presentes o Comando da 2ª Região Militar, o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª DE, tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve e suas Unidades subordinadas, 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e suas Unidades subordinadas, Aviação do Exército,  Brigada de Infantaria Paraquedista, 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea,  2° Batalhão de Engenharia de Combate,  12° Grupo de Artilharia de Campanha,  1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN),  2° e  8° Batalhão de Polícia do Exército, além de militares do 1° Batalhão de Operações Psicológicas e do 1° Batalhão de Guerra Eletrônica.

Mais informações sobre a Operação serão divulgadas em breve.