Defesa Civil de Aguaí participa de Oficina preparatória para chuvas de verão

Evento aconteceu durante dois dias em Itatiba

Os membros da Defesa Civil de Aguaí participaram da oficina promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, sobre a “Operação Chuva de Verão”. O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro em Itatiba – SP. Estiveram presentes o comandante da Guarda Civil Municipal e coordenador da Defesa Civil, Agnaldo Leandro Romualdo, o gerente da vigilância sanitária Antônio Fernando da Silva Monteagudo Barreiro; o gerente de meio ambiente, Gelson Benedito Silva Vallim; e o engenheiro civil Luiz Guilherme Pimenta Pereira.

A reunião foi dirigida a coordenadores, funcionários e demais agentes de 35 cidades pertencentes a 15ª Região da Defesa Civil, sediada em Campinas. Foram aplicados os conhecimentos adquiridos, com uma atividade realizada em campo, onde havia um local com possíveis deslizamentos de solo no período de chuvas de verão. Quem acompanhou os participantes foi o geólogo Dr. Jair Santoro, responsável pelo Instituto Geológico da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A “Operação Chuvas de Verão” acontece entre 1º de dezembro a 31 de março, ocasião em que são intensificadas as ações preventivas em áreas de risco de cada município. A Defesa Civil de Aguaí identificou dois pontos com risco de inundação, onde o trabalho preventivo é intensificado durante a operação.

Em Aguaí, a Defesa Civil é presidida pelo secretário municipal de segurança pública Osvaldo Vergílio Júnior,  e coordenada pelo Comandante da Guarda Civil Municipal GCM Agnaldo Leandro Romualdo. A  participação da cidade habilita Aguaí para receber os kits da Defesa Civil estadual, e ainda contabiliza pontos para o Programa Município Verde-Azul.