Prefeitura Municipal de Aguaí, 25 de maio de 2017. Seja bem vindo!
 
INÍCIO INVISTA EM AGUAÍ NOTÍCIAS A CIDADE FALE CONOSCO TELEFONES DIÁRIO OFICIAL WEB-MAIL
 
 


  SECRETARIAS
   
  ADMINISTRAÇÃO
  DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
  DESENVOLVIMENTO SOCIAL E FAMÍLIA
  EDUCAÇÃO, ESPORTES E CULTURA
  FAZENDA
  GABINETE DO PREFEITO
  PLANEJAMENTO, SERVIÇOS URBANOS E MEIO AMBIENTE
  SAÚDE
  HISTÓRIA
   
  HISTÓRIA DA CIDADE
  O BRASÃO DE ARMAS
  PREFEITO ATUAL
  PREFEITOS E VICES
  A SEMENTE DA AGUAÍ

  UTILIDADE PÚBLICA
   
  PORTAL TRANSPARÊNCIA
  COMPRAS/LICITAÇÕES
  CONTAS PÚBLICAS
  DETRAN - SP
  IPVA
  MULTAS E PONTOS
  POUPA TEMPO
  PREVISÃO DO TEMPO
  PROCON - SP
  TELEFONES ÚTEIS


 
HISTÓRIA DE AGUAÍ - BRASÃO DE ARMAS
 
 
O BRASÃO DE ARMAS do Município de Aguaí, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos, assim se descreve:

Escudo redondo, de goles, com uma banda ondada abocada de duas cabeças de serpe e acompanhada de duas cruzes prateadas, tudo de prata. O escudo é encimado por coroa mural de prata de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, é dextra, um ramo de algodoeiro e a sinistra um ramo de soja, ambos folhados e produzindo, ao natural. Listel de goles, com o topônimo “AGUAÍ” em letras de prata.

Interpretação:
I – O escudo redondo, ou ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção representa homenagem do Município de Aguaí aos primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

II – A cor goles (vermelho) tem o significativo heráldico de audácia, valor, galhardia, valentia, nobreza conspícua, vitoria e honra, lembrando a coragem dos primeiros povoadores da região, que com animo intimorato venceram todos os obstáculos para lançar a semente de um próspero Município.

III - A banda ondada, abocada de duas cabeças de serpe, está a indicar a riqueza hidrográfica do Município. A serpe é também o símbolo de fortaleza e grandeza de animo, lembrando a denominação antiga do povoado de Cascavel.

IV – As cruzes prateadas, evocam a profunda fé cristã do povo de Aguaí a Bom Jesus, o Santíssimo Padroeiro do Município.

V – O metal prata, indica a felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade e amizade, tributos dos munícipes e administradores, que com lealdade e correção dentro de um clima de amizade e compreensão, trabalham pela grandeza do Município.

VI – A coroa mural, é o símbolo da emancipação política, e de prata, com oito torres, das quais apenas cinco aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Aguaí.

VII – Os ramos de algodoeiro e soja, produzindo, atestam a fertilidade das terras generosas de Aguaí, de que são importantes produtos.

VIII – No listel, o topônimo “AGUAÍ” identifica o Município.
 
 

 
 




 
 

Prefeitura Municipal de Aguaí - Administração 2017-2020
Av. Olinda Silveira Cruz Braga, 215 - Parque Interlagos - Aguaí - SP | Contato: (19) 3653-7100 - E-mail: assessoria@aguai.sp.gov.br
Copyright© 1997-2017 • Todos os Direitos Reservados.